CFC

Os clorofluorcarbonetos (CFC´s) são os grandes responsáveis pela destruição da Camada de Ozônio. Os CFC tem inúmeras utilizações pois são relativamente pouco tóxicos, não inflamáveis e não se decompõem (facilmente)... Sendo tão estáveis que duram cerca de cento e cinquenta anos.

Estes compostos, resultantes da poluição provocada pelo Homem, sobem para a estratosfera e na faixa dos 10 a 50 Km de altitude, onde os raios solares ultravioleta os atinge, decompõem-se, libertando um radical químico, o cloro. Uma vez liberto, um único átomo de cloro destrói cerca de cem mil moléculas de ozônio antes de regressar à superficie terrestre, muitos anos depois. Três por cento (3%), talvez mesmo cinco por cento (5%), do total da camada de ozônio já foram destruídos pelos clorofluorcarbonetos.

A medida que o ozônio diminui na parte superior da atmosfera, a Terra recebe cada vez mais raios ultravioleta, que podem originar cancros de pele e cataratas, além de afetarem o sistema imunizador do homem... Quanto mais raios ultravioletas penetrarem na atmosfera, mais graves se tornarão esses efeitos, menores serão as colheitas e as populações de peixes. O bem estar de todas as pessoas deste planeta será afetado.

Clorofluorcarbono (CFC): Responsável não só por 24% do aquecimento total resultante do efeito de estufa, mas também pela destruição da Camada de Ozônio.

A Camada de Ozônio encontra-se a vários quilómetros de altitude e é como uma "bolha" que envolve a terra desde que neste existe vida . Esta fina camada é a única protecção que o nosso planeta dispõe para filtrar os perigosos raios ultra-violetas do Sol.


"É A SPCTi ESTA FAZENDO A SUA PARTE, FAÇA A SUA TAMBEM NAO POLUA A NOSSA NATUREZA!!!!



 
 
Google